Síndrome de Cebolinha?

17 de set. de 2021Publicações do Instituto
Compartilhar
Imagem Síndrome de Cebolinha?

   É muito comum acharmos bonitinho quando as crianças, no começo de suas vidas, trocam o som do "R" pelo som do "L". O que poucos sabem, entretanto, é que essa troca pode caracterizar um distúrbio de fala, a dislalia, que também é conhecida como "Síndrome de Cebolinha". Sobre isso, você sabia que as aulas de Musicalização Infantil ajudam a melhor desenvolver a dicção de nossos pequenos?

   Todo ser humano precisa ir adquirindo a pronúncia dos fonemas aos poucos. Para isso, vamos respondendo à estímulos que nos fazem praticar a dicção de determinado som. Aos três anos, espera-se que a criança já esteja falando todos os fonemas. Mas, se isso não acontecer até os cinco, os pais também podem ficar tranquilos. É preocupante, todavia, quando a partir dessa idade a criança ainda apresentar algum problema na hora de falar um determinado som ou palavra.

   Para ajudar o público infantil a ter um melhor desenvolvimento da fala, o Instituto disponibiliza aulas de Musicalização Infantil. Nelas, a criança pode ter a oportunidade de aprimorar seus movimentos motores, cultivar suas habilidades sociais e, também, praticar a pronúncia dos sons de nossa língua por meio da música — assim, ao ter contato com as palavras em ritmos musicais, o aprendizado fica ainda mais dinâmico e efetivo. 

   Vale lembrar, porém, que esse incentivo não toma o lugar de tratamentos com profissionais formados em fonoaudiologia. Dependendo do distúrbio de fala, a junção entre os fonoaudiólogos e os professores do Instituto pode ser o melhor caminho para que a criança desenvolva uma boa articulação vocal.

   Não perca mais tempo! Matricule seu filho em uma de nossas turmas!

Newsletter

Receba nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.